O que e CAD na enfermagem?

O que é CAD na enfermagem?

A Cetoacidose Diabética (CAD) é uma patologia grave que acomete geralmente indivíduos do sexo feminino portadoras de Diabetes Mellitus (DM) do tipo 1, sendo desencadeada por uma excessiva deficiência de insulina, devido autonegligência na aplicação de tal ou casos de infecções, principalmente as respiratórias.

O que é cetonas no sangue?

As cetonas são uma substância química produzida pelo corpo quando, devido a uma falta de insulina, este não é capaz de usar a glicose como fonte de energia, e em vez disso começa a utilizar a gordura. O corpo produz cetonas por utilizar a gordura quando a glicose no sangue desce.

O que representa um aumento da a1c?

Tal aumento está relacionado com vários fatores, como: aumento da urbanização, alteração na alimentação, aumento do sedentarismo e do sobrepeso, crescimento e envelhecimento populacional e, também, à maior sobrevida dos indivíduos diabéticos.

Quando ocorre cetoacidose diabética?

É uma emergência médica, e acontece quando os níveis de açúcar (glicose) no sangue do paciente diabético encontram-se muito altos e estão acompanhados do aumento da quantidade de cetonas no sangue também.

Como a cetose se desenvolve diante da elevada concentração de glicose sanguínea?

A cetose é o aumento dos corpos cetônicos no sangue. Posteriormente ao aumento da concentração dos corpos cetônicos no sangue, o excesso de corpos cetônicos é eliminado pelos rins através da urina (cetonúria). A acetona por ser volátil pode ser também eliminada pelos pulmões através da respiração.

Qual a fisiopatologia da cetoacidose diabética?

Fisiopatologia da cetoacidose diabética Caracteriza-se por uma deficiência de insulina profunda, a qual pode ser absoluta e relativa. Associadamente há o aumento de hormônios contrarreguladores como glucagon, cortisol e catecolaminas.

O que é diabetes mellitus insulino dependente com cetoacidose?

A cetoacidose diabética é uma complicação aguda do Diabetes Mellitus (DM) caracterizada por hiperglicemia, acidose metabólica, desidratação e cetose, na vigência de deficiência profunda de insulina.

Quais os cuidados de enfermagem para o paciente em CAD?

O enfermeiro diante do quadro de CAD deve manter observação contínua ao paciente durante todo tratamento, este deve garantir uma boa hidratação, pois estimula a manutenção da perfusão tecidual e a eliminação do excesso de glicose do organismo, realizar balanço hídrico e avaliar alimentação e necessidade de nutrição …

O que pode causar a cetoacidose diabética?

A cetoacidose diabética é geralmente desencadeada por: Uma doença. Uma infecção ou outra doença pode fazer o corpo produzir níveis mais elevados de certos hormônios, como a adrenalina ou cortisol. Infelizmente, esses hormônios trabalham contra a insulina – às vezes provocando um episódio de cetoacidose diabética.

O que os corpos cetônicos podem causar?

É importante que o excesso de corpos cetônicos tanto na urina quanto no sangue seja investigado e tratado pelo médico, uma vez que o acúmulo de corpos cetônicos no sangue pode resultar em vários problemas para a saúde, como desidratação, desbalanço eletrolítico, acidose e, até mesmo, coma.

O que causa corpos cetônicos?

Corpos cetônicos são produtos da transformação de lipídios em glicose, apresentam grupo funcional cetona, são sintetizados na matriz mitocondrial dos hepatócitos (fígado) a partir de um excesso acetil-coA causado pelo excesso de lipólise causado por uma baixa glicemia, ou seja, jejum prolongado que aumenta a lipólise.

O que fazer para baixar a glicose glicada?

Para reduzir os níveis de Hemoglobina Glicada, você deve seguir os seguintes passos:

  1. Tenha uma alimentação regulada.
  2. Procure perder peso.
  3. Pratique atividades físicas regulares!
  4. Controle suas emoções.
  5. Tenha boas noites de sono.
  6. Tome seus medicamentos corretamente.
  7. Como eu posso te ajudar mais a reduzir a Hemoglobina Glicada?